logo1

Por que imóvel irregular vale menos?

Você já deve ter ouvido falar por aí que o imóvel irregular vale menos, certo? Caso ainda não, deixe eu te contar alguns dados. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Regional, cerca de 50% dos imóveis no país possuem algum tipo de irregularidade. Estimativas apontam que os imóveis irregulares chegam a valer até 35% menos.

Mas afinal, o que é um imóvel irregular?

Em termos gerais, podemos dizer que um imóvel é irregular quando a situação real não condiz com a situação perante os órgãos oficiais, seja a Prefeitura Municipal ou o Cartório de Registro de Imóveis.

Em outras palavras, um imóvel irregular é aquele que não está em conformidade com as leis e regulamentos estabelecidos pelo poder público. Essas irregularidades podem envolver questões como falta de documentação adequada, ausência de alvarás de construção, desrespeito a normas de zoneamento e uso do solo, dentre outros aspectos. Devido a essas características, os imóveis irregulares tendem a ter um valor de mercado inferior aos imóveis regularizados.

Importante mencionar, ainda, que a irregularidade dos imóveis não distingue classe social, vai de favelas a condomínios de luxo.

Por que o imóvel irregular vale menos?

A desvalorização do imóvel irregular é consequência de alguns fatores, mas eu gostaria de pontuar dois deles, que vão te convencer:

– O imóvel irregular não pode ser financiado junto a instituições financeiras, já que, para realizar este tipo de empréstimo, as instituições exigem toda a documentação do imóvel;

– A depender do grau de irregularidade, não há sequer como transferir a propriedade do imóvel, mas apenas a posse, por meio do contrato de cessão de direitos possessórios; ou seja, não há segurança jurídica para o comprador.

Como resolver o problema?

Uma consultoria jurídica irá te auxiliar a verificar se há irregularidade no imóvel e quais os motivos que levam a esta irregularidade. Portanto, o primeiro passo a ser dado é contratar uma consultoria. A partir disso, o profissional irá identificar quais atitudes devem ser tomadas para a regularização.

E não há como eu te dizer aqui quais os passos para a regularização, pois cada caso é um caso. Cada situação necessita de uma medida específica, podendo variar de um procedimento administrativo junto à Prefeitura, até procedimentos mais complexos, como a usucapião ou adjudicação compulsória.

Em resumo, a regularização imobiliária é um processo que busca conferir segurança jurídica e legalidade aos imóveis, tanto em relação à posse do terreno, quanto às construções existentes. É um passo importante para a valorização do imóvel e para o desenvolvimento ordenado das cidades, além de garantir os direitos dos proprietários e a qualidade de vida dos moradores.

Para finalizar, entenda essa frase: imóvel regularizado é imóvel valorizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Louise Dal'Col
Louise Dal'Col

Fale com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

Compartilhe esse post nas redes!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas postagens no blog